top of page

Nossas Receitas

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Google+ ícone social
ARROZ INTEGRAL CATETO NA PRESSÃO
​

Receita do Arroz Integral Cateto

(o modo ideal, à pressão)

 

  • 2 copos de arroz

  • 3 copos de água (filtrada ou mineral)

  • 1 colher (chá) de sal marinho ou sal do Himalaia

 

Deixar o arroz de molho entre 2 e 3 horas (dias + quentes) a 4 e 6 horas (dias + frios). É muito importante esse procedimento; explicaremos ao final desta receita (obs. 2). Se houver impossibilidade de deixar de molho, pela vida atribulada, pode-se fazer o arroz sem essa etapa, ou diminuindo-se bem esse tempo. Fundamental é consumir o arroz integral diariamente, ou sempre que possível.

 

Após deixar de molho, lavar o arroz rapidamente e escorrê-lo bem. Em seguida, ponha-o na panela de pressão, acrescente a água e o sal, mexa bem com uma colher de pau. Tampe bem a panela para levá-la ao fogo. Importante: o fogo e suas fases são fundamentais para o arroz ficar mais homogêneo e saboroso. (o sal, por sua vez, protege as enzimas do arroz e proporciona um maior aproveitamento de suas propriedades energéticas).

 

Centralizar bem a panela sobre a boca do fogão. Acender o fogo regulando-o inicialmente para brando (baixo), deixando assim por 3 minutos.

 

Mude para o fogo médio por mais 3 minutos.

 

Em seguida, eleve para o fogo forte até a válvula da pressão chiar. Em seguida, mantenha essa chama entre 1 a 2 minutos.

 

Logo depois, reduza para o fogo médio por 1 minuto.

 

Reduza então o fogo novamente para brando (baixo) e deixe o arroz cozinhar por 30 a 40 minutos. O tempo de cozimento pode ser até maior (60 minutos, por exemplo), conforme a quantidade de arroz.

 

Após esse tempo, por fim, aumente para o fogo forte por 5 a 10 segundos, logo após passe novamente para o fogo brando por 3 a 5 minutos.

 

Apague o fogo e deixe em repouso entre 3 a 5 minutos. Em seguida, levante a válvula (com a própria colher de pau ou outro objeto seguro) e deixe sair toda a pressão.

 

Abaixe a válvula e mantenha o arroz em repouso de 3 a 5 minutos, antes de abrir a panela.

 

Pronto! É hora de servir. Ao servir, acrescente no prato uma colher de chá de gersal (gergelim tostado com sal marinho, rico em cálcio e vitamina E que você sempre encontra pronto em nossa loja FONTE DE GAIA).

 

Observação 1: apesar de parecer trabalhoso, ou diferente do convencional, é importante respeitar a sequência de aumento e diminuições da chama para que se obtenha um cozimento uniforme. Se aumentássemos a chama logo no início, o arroz que fica nas laterais da panela aqueceria mais rapidamente, o  que poderia ocasionar sua queima ou cozimento excessivo.

 

Observação 2: (por que é melhor deixar o arroz de molho) Deixar de molho permite que as enzimas quebrem e neutralizem o ácido fítico (ou fitato), que pode causar gases e impedir a plena absorção dos nutrientes dos grãos. A ação das enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as do complexo B.

​

Fonte: Arte Fundamental da Vida, Kikuchi, Bernadete (1979, Musso Publicações)

​

​

vegan.jpg
SALADA DE QUINUA E GRÃO DE BICO

 

Ingredientes:
1 xícara de quinua cozida
1 copo de grão de bico cozido
Azeitonas pretas picadas
1 pepino picado
1 pimentão vermelho ou amarelo  picado
Sal e pimenta à gosto
1 colher de sopa de azeite


Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e saboreie esta salada tão simples e saudável, excelente fonte de proteínas.

SOPA DE GRÃO DE BICO E LENTILHA

 

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de grão de bico 
1 xícara de lentilha laranja
4 cebolas
2 tomates picados
1 cenoura
Um punhado de cebolinha
Caldo de legumes
Sal e pimenta
1 colher de sopa de azeite


Modo de preparo:
Coloque tudo, menos a cebolinha, na panela de pressão e cozinhe por cerca de 20 minutos. Se usar grão de bico sem ter deixado de molho, aumente o tempo de cozimento. Acrescente a cebolinha e bata tudo no liquidificador, ajuste o tempero com sal e pimenta.

SOPA DE ERVILHAS

 

Ingredientes:
2 xícaras de ervilhas verdes desidratadas
3 cebolas picadas em 4
2 dentes de alho
2 batatas médias
Caldo de legumes
1 colher de sopa de óleo de côco ou azeite
1 maço pequeno de coentro ou de salsinha


Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque as ervilhas, as cebolas, o alho, o caldo de legumes, o óleo e as batatas e cubra com água. Cozinhe durante cerca de 25 minutos.
Coloque tudo no liquidificador, bata bem e depois acrescente o coentro ou a salsinha, uma pitada de sal e uma de pimenta.

TORRADA COM QUEIJO E ABACATE

 

Ingredientes:
Fatias de pão da sua preferência
2 colheres de sopa de queijo cremoso com baixo teor de gordura
1/2 abacate pequeno
Tomates cereja picados ao meio


Modo de preparo:
Amasse o abacate com um garfo e misture o queijo cremoso. Aqueça as fatias de pão no forno ou em uma torradeira e passe a mistura de abacate com queijo. Coloque  os tomates cereja por cima.

bottom of page